logo RCN

Mais de 900 pré-adolescentes são vacinados contra dengue em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Vacinação contra a dengue é estendida para mais de 50 Unidades Básicas de Saúde da cidade

No último sábado (24), Joinville se destacou como o primeiro município de Santa Catarina a iniciar a vacinação contra a dengue, imunizando mais de 900 pré-adolescentes com a primeira dose do imunizante.

Nesta segunda-feira (26), a campanha teve continuidade, abrangendo mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) distribuídas por todas as regiões da cidade. Durante a tarde, o bancário Guilherme Mendes Perius foi um dos pais que levou seu filho Nicolas, de 10 anos, para receber a vacina na UBSF Bucarein.

"Para mim, a vacina é um presente para ele, uma oportunidade de não ser afetado ou de talvez amenizar os sintomas dessa doença terrível. A preocupação com a dengue é grande lá em casa, a gente cuida, mas todos nós temos que ter essa consciência", compartilha o pai de Nicolas, que aproveitou a visita para atualizar a carteirinha de vacinação do filho.

As gêmeas Laura e Marina também estiveram presentes na UBSF neste primeiro dia útil de vacinação. Assim como Nicolas, elas integram o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, composto por pré-adolescentes de 10 e 11 anos de idade.

"Não senti nada, nenhuma dor", relata Laura Zwetsch, logo após receber a vacina. "Meu pai teve dengue e ficou bem mal, agora eu e minha irmã estamos protegidas." As meninas aproveitaram a oportunidade para receber também a vacina contra a meningite e garantir que suas carteiras de vacinação estejam em dia.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção das UBSFs Jativoca, Comasa e João Costa. Os interessados devem apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável, e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento. Não podem receber a vacina os pré-adolescentes que tiveram dengue há menos de seis meses ou que estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais.


Segunda dose

Nos corredores das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, a cena se repete: profissionais da saúde conferem as cadernetas de vacinação, aplicam a primeira dose do imunizante contra a dengue e orientam as famílias sobre a data para o retorno e a administração da segunda dose. Essa rotina é essencial para o sucesso da campanha de vacinação contra a doença na cidade.

A imunização contra a dengue, agora disponível em mais de 50 UBSFs da cidade, é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre cada aplicação. Esse processo, além de garantir a eficácia da vacinação, requer um cuidado especial no acompanhamento do calendário de doses.

A Prefeitura de Joinville recebeu, inicialmente, um lote contendo 15.701 doses de vacinas contra a dengue, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Em uma ação coordenada, profissionais da saúde receberam capacitação específica sobre o fluxo de aplicação do imunizante, garantindo que o procedimento seja feito de maneira segura e eficiente.

Além disso, a Secretaria da Saúde de Joinville desempenhou um papel fundamental na logística de distribuição das vacinas para as unidades de saúde da cidade. Esse trabalho logístico é essencial para garantir que todas as UBSFs estejam abastecidas e prontas para atender à demanda da população.

Secretaria de Saúde oferece exames de mamografia e de preventivo em Unidade Móvel da Saúde da Mulher Anterior

Secretaria de Saúde oferece exames de mamografia e de preventivo em Unidade Móvel da Saúde da Mulher

Macron não exclui possibilidade de europeus enviarem tropas à Ucrânica Próximo

Macron não exclui possibilidade de europeus enviarem tropas à Ucrânica

Deixe seu comentário